Capacita MDT

#CapacitaMDT – Expert: Passei, e agora?

Lá e de volta outra vez
– J.R.R. Tolkien em O Hobbit

Fiquei realmente muito feliz quando olhei entre as candidatas e vi que meu nome estava lá. Sim, eu tinha passado para a fase Expert do Capacita MDT! Antes do resultado, a sensação era quase a mesma da época do vestibular: você estuda, sabe o que está fazendo, mas a esperança é sempre um alento muito maior que a autoconfiança.

Essas quatro semanas, porém, foram muito mais difíceis pra mim. Posso dizer que, felizmente, isso não se deu por causa do conteúdo – que conta com a excelente didática de Bruno Fazolli – ou por me sentir sozinha na jornada, uma vez que o grupo do Telegram (mesmo não participando dele de forma ativa) e as mentorias da maravilhosa Renata Cavalleiro davam-me o suporte que precisava. Então o que aconteceu?

Sabe a história do poema “No meio do caminho tinha uma pedra”? Digamos que eu não tinha apenas uma pedra no meu caminho…

Todo o acumulado da pandemia e do isolamento cobrou seu preço que, até então, eu não tinha pagado. O cansaço bateu, a insônia apareceu, a ansiedade me engoliu e as preocupações me derrubaram. Meu corpo padeceu e passei muito mal, muito mal.

O que veio com as enxaquecas, febres e dores? Ela mesma, a maldita frustração.

Não sei se você já pintou um quadro ou conhece alguém que gosta de fazê-lo por hobby – seja como é o meu caso – ou por ser um artista. Certa vez, ouvi que “um quadro nunca é terminado, ele é abandonado” e, pra mim, é assim que funciona com um sistema também, seja um site, um aplicativo ou um chatbot. Não estar disponível para pintar o meu quadro até EU desistir dele não era uma sensação lá muito agradável….

Poderia ter, simplesmente, deixado pra lá? Poderia, mas não podia e, o mais importante, não queria.
Então, vamos ver o que eu fiz durante esse tempo? Prometo que será mais divertido: de post-introdução novela mexicana à final de sitcom com participação especial de Liz, a robô 😁

Andreia D'Oliveira é professora de robôs 🤖, semi-especialista em HQs 🗯, Leitora contumaz 📚 e Capitã da Frota Estelar 🖖

Leave a Comment