Depois de toda a polêmica do Google e o Projeto de Lei n° 2630 de 2020 (o PL das Fake News) fiquei pensando em como hoje somos reféns de certas ferramentas e como era a internet antes delas.
Lembro de usar o Altavista, Yahoo e o Cadê. Para assuntos mais específicos como cinema, HQs e literatura, por exemplo, utilizava o Sobresites, que era uma espécie de curadoria por assunto: um editor listava sites relevantes referentes ao tema.

Comecei a procurar e encontrei coisas que ainda estão no ar como o site original da série Friends (http://www.friends-tv.org/), mas, em sua maioria, a busca resultou apenas em odes aos tempos passados como:
📺 O projeto MyRetroTVs de @joeycato. Passei um tempo “zappeando” em https://www.my90stv.com/ que traz um panorama do que se passava na TV dos anos 90. Uma pena não ter as nossas pérolas locais listadas, mas quem sabe alguém tem uma inspiração…

💿 O Museum of Endagered Sounds criado por Brendan Chilcutt, reproduz efeitos sonoros populares nos anos 80/90: a vinheta da inicialização do Macintosh, o alerta do ICQ, a impressão em impressora matricial… Uma verdadeiro retorno auditivo aos bons(?) tempos!
🕹️ Já o My Emulator leva o gamer de coração puro a títulos como Street Fighter 2 Turbo e Super Mario Bros. Passei um tempo ali em Chrono Trigger…
Quanto ao PL das Fake News: sou tão antiquada quanto os sites que listei aqui, por isso aconselho que você leia (sim, leia! É só clicar aqui) o texto original, procure as discussões a respeito e tire suas próprias conclusões. Não deixe outros pensarem por você!
