Parte 1: O modelo-problema
No modelo-problema proposto é preciso seguir o seguinte escopo:
Um portal educacional deseja incentivar a leitura de seus usuários – alunos do ensino médio – através de interações com um chatbot. Esse deverá ser especialista em mitos da antiguidade clássica (grego e romano) além de indicar leituras.
Sou formada em Letras com habilitação em Grego Clássico, então é claro que iria “puxar a sardinha” para Homero e não para Virgílio – e calar a boca de tem falava “o que você vai fazer estudando grego?”
Para a personagem poderia ser um deus como Zeus ou Athena, um guerreiro como Herácles, mas acredito que a personagem mais indicada seria uma pitonisa, uma sacerdotisa de templo: além das suas atribuições, muitas delas também ensinavam, sendo assim nasce…
Parte 2: Sibylla, a pitonisa
Algo que é muito discutido em textos dos teóricos helenistas é a importância dada às previsões, aos presságios e as maldições. O destino de Édipo, por exemplo, foi engendrado a partir de uma previsão de que ele mataria seu pai.
Sendo assim, por que nossa protagonista não poderia ser uma pitonisa?
Sibila é termo dado para sacerdotisa como oráculo em grego antigo e vários textos dão conta de muitas sibilas, sempre ligadas a um lugar: Sibila de Cumas, Sibila de Helesponto, Sibila Eritreia… Aqui utilizaremos a versão transliterada do termo – com a letra “Y” e “L” duplo – sem indicação de lugar.
Clicando aqui você tem acesso a todo estudo de personagem realizado para Sybilla, conforme aplicação dos conceitos encontrados em Estudo de Chatbot: da concepção à persona.
Parte 3: Redação e o estilo de fala
Após a definição do interlocutor ideal (pessoa com quem o bot irá conversar) e do estudo da personagem do bot, devemos entender como esse irá “falar”, de forma a não ser apenas compreendido, mas que seja também simpático ao seu interlocutor.
Para casos como esse, normalmente crio o Manual de Redação e estilo, e foi o que fiz: um documento de três páginas, apontando a expressão verbal e marcadores conversacionais que serão utilizados por Sybilla, que pode ser observado clicando-se no botão abaixo.
TODAS as definições, desde a concepção do tipo de chatbot (corporativo ou personificado) até os estudos de marcadores conversacionais são feitas a partir do documento teórico que criei quando houve a necessidade de capacitação na criação de personas para chatbots (chatbot-persona). Esse estudo pode ser lido clicando-se no botão abaixo:
